Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Iniciação à Prática Profissional

Programa e Objectivos da discipina

OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
ESTA UNIDADE CURRICULAR DEVE PROPORCIONAR AOS ALUNOS O PRIMEIRO CONTACTO COM AS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO ONDE IRÃO DESENVOLVER A SUA ACTIVIDADE. DEVERÃO TER CONTACTO COM A ESPECIFICIDADE DE CADA ESCOLA, AS OFERTAS DE ESCOLA NA ÁREA DAS ARTES VISUAIS E A SUA RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DE EXPRESSÃO. OS ALUNOS DEVEM AINDA REFLECTIR SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS, TOMANDO CONHECIMENTO DAS DIFICULDADES SENTIDAS POR ESTES.
NO CASO DOS ALUNOS COM PRÁTICA DOCENTE, ESTES DEVERÃO REFLECTIR E COMPARAR A SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA COM AS DOS DOCENTES COOPERANTES.


A metodologia usada nesta unidade curricular é de carácter expositivo, sendo acompanhada pela exemplificação dos temas abordados. Como complemento, os alunos desenvolvem o seu próprio trabalho nas escolas, junto dos docentes cooperantes.
Os critérios de avaliação baseiam-se na frequência às aulas e na realização de um relatório escrito, do qual devem constar, além da análise dos elementos constantes no sítio da escola:
1. Descrição das instalações da Escola, salas e equipamento afectos ao grupo.
2. Organização do grupo / departamento e do seu número de docentes.
3. Disciplinas agregadas ao grupo e cursos existentes.
4. Relatório sumário dos seminários e conferências a que os alunos assistam.
Para além da entrega do relatório escrito, os alunos fazem uma apresentação oral do mesmo perante os colegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário