Número total de visualizações de páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

Didáctica do Desenho

Desenhando com o lado direito do cérebro, Betty Edwards
além de ser o melhor livro já publicado sobre o ensino do desenho,é o primeiro que apresenta e divulga uma aplicação prática das recentes descobertas sobre as especializações funcionais dos hemisférios cerebrais.
A Dr.a Betty Edwards, apoiada nas pesquisas do Dr.Roger Sperry, com um texto claro e riquíssimo, desvenda e desmistifica o até então misterioso "talento" para o desenho. Através da intuição, da pesquisa e de sua particular genialidade, estabelece as bases de uma revolução no ensino do desenho. As técnicas por ela utilizadas já eram do conhecimento de alguns professores e artistas plásticos. Os exercícios de Kimon Nicolaides, a percepção e utilização dos espaços negativos,também não são novidades, porém, não se sabia o que estas práticas desenvolviam na percepção visual.
O grande mérito da Dr.a Betty Edwards é ter dado um fundamento científico a todo esse conhecimento intuitivo, criando um método extraordinariamente rápido e eficaz,uma união perfeita da intuição (hemisfério direito) com a razão (hemisfério esquerdo), da arte com a ciência. O Método Betty Edwards — no meu entender — deve ser estudado por todos os professores e alunos de desenho das escolas secundárias e escolas de arte. A utilização das descobertas sobre as especializações funcionais dos hemisférios cerebrais irá alterar todo o processo de aprendizagem, conseqüentemente todo o ensino. Finalmente estou convencido que, com o passar do tempo, as bases científicas
do trabalho da Dr.a Betty Edwards terão sua aplicação noutros ramos do conhecimento,favorecendo rumos de uma nova educação.
8 de outubro de 1984

Sem comentários:

Enviar um comentário